MADS é o Movimento Anárquico
Democrático Social que idealizei e se divide em dois estágios: o primeiro é a
Anarquia Democrática Capital que tem como base o início da anarquia (ausência
de poder) e a transição do sistema capital para o social, utilizando os
recursos obtidos para a fundamentação do coletivo; o segundo é a Anarquia
Democrática Social e seria o último estágio do movimento, sendo consequência do
primeiro estágio. Neste atingira-se a anarquia social plena.
Vale ressaltar que o intuito dessa
obra é construir os pilares para uma nova sociedade, mais madura e autônoma.
Junto à anarquia os conceitos de democracia direta (que seria do povo para o
povo) e do socialismo (visando o bem coletivo da sociedade). Peço ao leitor que
me ajude na divulgação dos ideais aqui contidos, gerando discussão sobre o tema
e, consequentemente, sobre a melhor forma de orientar os rumos da humanidade.
Espero que esta obra sirva para
limpar a imagem negativa que se tem sobre a anarquia. Imagem esta construída ao
longo dos últimos séculos, atribuindo-lhe características que não são
verdadeiras. Espero também que sirva de incentivo para o pensamento político,
ampliação na participação social e busca por novos conhecimentos. Segue
abaixo os tópicos base para o meu manifesto anarquista:
Anarquia
Democrática Capital (1° passo)
·* Ausência
dos Poderes Legislativos e Executivos, tornando a Administração Pública de
responsabilidade regional (de uma determinada comunidade), com fiscalização do
Judiciário local;
·* O
funcionalismo público será mantido, devendo obediência à sociedade (detentora
do poder) por meio das leis criadas nos plebiscitos. Os cargos vitalícios deverão ser revistos quanto à sua aplicabilidade e resultados. Sugiro auditorias temporais para tal avaliação;
·* Plebiscitos
quadrimestrais para a elaboração de leis, emendas e Administração Pública;
·* O
Judiciário será reforçado em seu quadro funcional para aumentar a rapidez e
eficácia de suas análises e julgamentos;
·* O
Judiciário será mantido com as atribuições que já lhe são concedidas, ou seja,
decidirá litígios em definitivo seguindo as leis e, também, funcionará como
sistema de contrapesos;
·* Filosofia
da meritocracia em todos os nichos da sociedade, sem favorecimentos por meio de
indicações pessoais;
·* Ética
utilitarista em processo de transição para a ética do dever;
·* Estado
de Direito;
·* Democracia
direta (sem a eleição de representantes através do voto);
·* Primeiro
estágio para a transição entre o sistema Capitalista Globalizado atual e a
Anarquia Democrática Social. Ou seja, as diretrizes que regem a vida social
serão mantidas;
·* Eliminação
das divisas territoriais internas (exclusão da divisão geográfica e política
entre estados e municípios);
·* Os
representantes da nação para as questões internacionais serão os membros do
Supremo Tribunal Federal e deverão representar os interesses da maioria da
população. Os cargos do Judiciário serão preenchidos através de concursos, não
podendo ser eletivos (meritocracia);
·* Extinção
de programas governamentais assistencialistas como o bolsa família e o auxílio-reclusão. A seguridade social será mantida – saúde e assistência social
para todos / previdência social somente para contribuintes;
·* Entende-se
por contribuintes, além das questões já existentes, a prestação de serviço
comunitário, de qualquer natureza, para o progresso social. É preciso haver o
contrato social entre o colaborador e a sociedade. Exemplo: a dona de casa que
dá aulas de informática para idosos por meio de um contrato de prestação de
serviço com a sociedade e validado pelo Judiciário.
·* Não
tributação trabalhista dos funcionários do sistema público, garantindo-lhes a
previdência social e caracterizando-os como contribuintes para a construção e
progresso da sociedade. Entende-se como contribuintes do funcionalismo público
as pessoas que prestam serviços sociais, não sendo, obrigatoriamente,
concursados. Exemplo: um professor dá aula por meio de contrato com a
sociedade, mesmo não sendo concursado;
·* Foco
da Administração Pública em educação, saúde e segurança (os três principais
pilares para a base do cidadão);
·* Voto
não obrigatório e universal para todos os cidadãos com idade mínima de 15 anos
completos no dia da votação de determinado plebiscito;
·* Deixar
claro os conceitos anárquicos e a diferenciação entre anarquia (ausência de
governo) e anomia (ausência de leis e regras).
Anarquia
Democrática Social (2° passo)
·* Liberdade,
igualdade e fraternidade;
·* Segundo
e último estágio do Programa Anárquico;
·* Eliminação
das divisas territoriais externas (exclusão da divisão geográfica e política
entre nações);
·* Desenvolvimento
de medidas alternativas ao Sistema Capitalista Globalizado, priorizando,
sempre, a questão social;
·* Reinvenção
da Economia, mudando o foco do dinheiro para o cidadão (detentor de direitos e
deveres);
·* Ética
do dever (kantiana);
·* Abolição
do sentimento individualista por meio de estímulos coletivos;
·* Alteração
da visão do lucro para a construção do social, buscando qualidade de vida em
temas como mobilidade urbana e carga de trabalho;
·* Valorização
da zona rural e incentivos para o plantio comunitário para o abastecimento social;
·* Combate
ao adensamento demográfico e à superpopulação;
·* Universalização
da língua (adotando-se um idioma oficial e comum para todas as regiões);
·* Investimento
em pesquisa e tecnologia;
·* Estado
laico (sem religião oficial e sem ensino religioso nas escolas para, que desse
modo, não haja privilégios e diferenças entre as doutrinas). A liberdade de
escolha e de expressão serão mantidas;
·* Abolição
dos signos nacionalistas, desestimulando assim o sentimento patriota (sem
hinos, bandeiras e demais signos);
·* Escola
em período integral, ofertando no período da manhã o ensino de disciplinas
tracionais e no período da tarde o ensino de disciplinas interativas como
xadrez, música e esportes;
·* Inserção
das disciplinas de ciências sociais no Ensino Médio (ciência política,
sociologia, antropologia e direito);
·* Jornada
de trabalho máxima de 30 horas semanais com salários em espécie (dinheiro), mas
podendo ser também em outras formas de troca social econômica (este último
deverá ser melhor elaborado por economistas especializados). O intuito é gerar
mais empregos e que os salários não sejam tão diferentes (respeitando a
capacitação individual de cada colaborador);
·* Igualdade
de oportunidades com o intuito de diminuir a desigualdade social (sem
diferenciação dos seres, seja racial, religiosa ou qualquer outro tipo de
classificação social divisória);
·* A
Mais-valia (lucro) terá que ser revertido para a sociedade, com investimento em
questões fundamentais como educação, saúde e segurança. Desse modo, a sociedade terá a integralidade daquilo que é produzido pela força de trabalho;
·* Transformar
os bens culturais e históricos em patrimônios da humanidade, do mesmo modo que
já é feito com o Cristo Redentor e a Torre Eiffel;
·* Políticas
de preservação e priorização do meio ambiente, respeitando os aspectos
normativos dos plebiscitos e o bem-estar social.
Exemplo
prático: pense em um condomínio onde temos a figura do síndico e demais agentes
responsáveis pela administração do local. O sistema anárquico proposto é a
extinção dessas figuras, onde cada morador será responsável igualmente pela
gestão / manutenção / fiscalização das normas internas do condomínio. Todos
terão direito a voto em plebiscitos internos, mas não serão obrigados a votar.
As regras estabelecidas não poderão ser contrárias às leis universais cujo foco
é a preservação do ser humano. Atualmente toda a responsabilidade é atribuída
ao síndico e por isso muitas pessoas não se preocupam com a preservação do
local, pensando apenas no seu (individual). Entretanto, são vários os casos em que síndicos
desviam verbas e não contribuem para o bom funcionamento do local. O intuito é
a participação de todos.
O melhor
sistema é aquele que visa o bem estar social de todos. Talvez o nome mais
adequado para o programa proposto seja "minha utopia social", pois
que seja sonho de um futuro melhor até que se torne realidade. Vale lembrar que
o pilar principal é a educação de qualidade. Sem educação é impossível
ter o sistema anárquico proposto. Ajude-me a repensá-lo e construí-lo.
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